Saúde

Saúde: Em Araioses, UBS’s de Mariquita, Nova Conceição e João Peres II realizam ações do Janeiro Branco e Roxo

A Prefeitura da Araioses, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou no mês de janeiro as ações de conscientização sobre Saúde Mental e de prevenção à hanseníase, nas campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo, respectivamente. No período, as unidades da rede municipal receberam palestras, rodas de debate e atividades para ampliar o acesso às informações sobre o assunto, promovendo a qualidade de vida.

“Janeiro Branco” tem como objetivo promover a saúde mental e falar sobre a importância e cuidados que se deve ter com a mente. Em várias UBS´s houve roda de conversa, palestras e consultas para os pacientes desabafarem, entre outras atividades.

Durante a campanha “Janeiro Roxo” de prevenção da Hanseníase também foram realizadas palestras e será feito um trabalho de orientação sobre a doença diretamente com os pacientes.

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode apresentar alteração da sensibilidade. Paciente deixa de sentir calor, frio, dor e até mesmo o toque.

“Essas UBS’s realizaram ações relativas à janeiro branco (saúde mental) é roxo ( prevenção a hanseníase), trabalhos de educação em saúde e estabelecimento de fluxo de atendimento. O município por meio da atenção básica vem desenvolvendo ações mensais em concordância com o calendário do ministério da saúde com apoio da Prefeitura Municipal e secretaria Municipal de saúde”, disse Luis Fernando, coordenador de Atenção Básica.

UBS Mariquita enfermeira Nazaré e equipe

Mais em Saúde

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Araioses

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAIOSES